A fim de oferecer uma boa visão sem a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato, as cirurgias corretivas dos defeitos da visão atualmente contam com lasers de última geração que têm substituído as tradicionais ferramentas de corte.

Como exemplo, temos a Cirurgia Refrativa, procedimento que requer excelência, precisão e segurança. Para ajudar a cumprir estes requisitos, criou-se uma nova combinação do uso do Laser de femtosegundo com o Excimer Laser, produzindo excelentes resultados.

Na primeira etapa da Cirurgia Refrativa (LASIK), o Laser de Femtosegundo opera com pulsos extremamente rápidos, atuando como uma ferramenta para confecção do flap corneano com espessuras mais finas, proporcionando maior eficiência no tratamento e recuperação do paciente, fazendo com que o pós-operatório seja mais rápido e menos doloroso.

No segundo estágio do tratamento, o flap é cuidadosamente levantado e o Excimer Laser é aplicado. A correção da visão leva alguns segundos e é controlada por computador, quanto à velocidade e à precisão. Após a correção, o flap é reposicionado sobre a córnea sem prejuízo a saúde ocular.

Utilizando esse tratamento combinado, pacientes portadores de córneas mais finas, mais planas ou curvas puderam ser inclusos no grupo tratável. Sem contar que com a alta precisão e reprodutibilidade do procedimento a cirurgia refrativa se tornou mais segura e com baixo índice de complicações.