doenças - degeneração macular

A DMRI ou Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença causada pela deterioração da parte central da retina (mácula), a camada que regista as imagens que vemos e que controla a nossa capacidade de ler, dirigir um carro, reconhecer rostos ou cores, e ver objetos em detalhe. Atualmente, a degeneração macular é uma das principais causas de perda de visão e cegueira, é incurável, mas tratável. Pode-se comparar o olho humano a uma câmera. Quando ele está funcionando corretamente, a mácula recolhe imagens altamente detalhadas no centro do campo de visão e as envia através do nervo óptico para o cérebro, que os interpreta como visão.

Quando as células da mácula se deterioraram, as imagens não são recebidas corretamente. Nos estágios iniciais, a degeneração macular não afeta a visão. Porém, com o tempo, se a doença progredir, o portador perceberá a visão turva, e, se a condição continuar a piorar, a visão central pode ser completamente perdida.

Descrição: http://www.clinicaangelicavilela.com.br/imagem/dmri.jpg

• Áreas escuras ou borradas no centro da visão;
  • Percepção de cores diminuída ou alterada.

Causas/Fatores de Risco

Atualmente, ainda faz-se necessário mais estudos sobre as causas da DMRI, assim como melhores comprovações científicas a respeito de agentes que determinam essa degeneração oftalmológica. Mas já se sabe que alguns fatores influenciam o desenvolvimento da patologia:

• Idade;
  • Obesidade e Inatividade;
  • Pressão alta;
  • Hereditariedade;
  • Portadores de olhos claros;
  • Efeitos colaterais de drogas;
  • Uso de cigarros.

Em geral, a DMRI acontece em pessoas acima dos 50 anos e basicamente se apresenta de duas formas: a DMRI atrófica (seca) – mais frequente, e a DMRI exsudativa (úmida).

DMRI Seca ou atrófica

A DMRI seca é a forma mais comum da doença, abrangendo de 85% a 90% dos casos. É uma fase precoce da doença e pode resultar do envelhecimento e desgaste dos tecidos maculares, do depósito de pigmentos na mácula ou de uma combinação dos dois processos. Normalmente é diagnosticada quando manchas amareladas, conhecidas como drusas, começam a acumular-se dentro e ao redor da mácula. A gradual perda da visão central pode ocorrer com a degeneração macular seca. Geralmente seus sintomas não são tão graves como os da DMRI Úmida, no entanto, com o passar dos anos, a DMRI Seca pode provocar uma acentuada degradação das células da retina, que também podem causar perda de visão severa.

DMRI Úmida ou exsudativa

A DMRI úmida é caracterizada pelo crescimento de vasos sanguíneos anormais sob a mácula. Este processo é chamado neovascularização coróide. Estes vasos sanguíneos e fluidos permitem o vazamento de líquido e/ou sangue na retina e o acúmulo desses fluídos produz a distorção das imagens. Estes vasos sanguíneos anormais e seu sangramento, eventualmente, formam uma cicatriz, levando à perda permanente da visão central.   Prevenção A prevenção e o tratamento da DMRI nas fases iniciais são favorecidos por uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras, além do uso de vitaminas e antioxidantes. É muito importante para as pessoas com DMRI monitorarem a visão com cuidado e visitar regularmente o seu oftamologista.

Tratamento

Não há atualmente nenhuma cura para a degeneração macular, mas os tratamentos podem prevenir a perda de visão severa ou retardar consideravelmente a progressão da doença. Várias opções estão disponíveis, incluindo:

• Drogas anti-angiogênese: Estes medicamentos (Avastin, Eylea, Lucentis) bloqueam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, hemorragias e a dispersão dos vasos anormais dentro do olho que causam a DMRI úmida. São injetados dentro do olho por meio de um procedimento cirúrgico sob anestesia local, em Centro Cirúrgico. Este tratamento tem sido uma grande mudança no tratamento desta condição e muitos pacientes recuperaram a visão perdida.O tratamento deve ser repetido durante as visitas de acompanhamento.
  • Vitaminas: Estudos vêm mostrando que as vitaminas C, E, luteína e Zeaxantina, zinco e cobre podem diminuir o risco de perda de visão em alguns portadores de DRMI seca, em estágio intermediário ou avançado.
  • Terapia com laser: Um laser de alta energia pode algumas vezes ser usado para destruir o crescimento ativo dos vasos sanguíneos anormais que ocorrem.
  • Terapia a laser fotodinâmica: Este tratamento acontece em duas fases. Na primeira, uma droga sensível à luz (Visudyne) é utilizada para danificar os vasos sanguíneos anormais. A droga é injetada na corrente sanguínea para ser absorvida pelos vasos sanguíneos anormais no olho. Posteriormente, o médico, então, aplica um laser frio dentro do olho para ativar a droga, danificando assim os vasos sanguíneos anormais.
  • Auxiliares de baixa visão: Dispositivos que possuem lentes especiais ou sistemas eletrônicos que produzem imagens ampliadas de objetos próximos. Eles ajudam as pessoas que têm perda de visão por degeneração macular a aproveitar ao máximo a sua visão restante.