cirurgia refrativa
A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do olho. Ela permite que as imagens do meio externo penetrem no olho e sejam captadas pela retina.
Se você convive com algumas dessas patologias como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia e está cansado de usar óculos ou lentes de contato, a cirurgia refrativa pode ser um método ideal para corrigir ou melhorar a sua visão.
Exames necessários
A técnica escolhida e a melhoria da visão variam com as características da córnea de cada paciente. Além do exame oftalmológico realizado pelo médico, exames como Orbscan e Aberrometria computadorizada podem ser solicitados no pré-operatório para determinar o melhor procedimento e se a correção personalizada pode ser necessária.
Técnicas de tratamento com o Excimer Laser
Existem basicamente dois métodos cirúrgicos realizados por meio do Excimer Laser para corrigir ou ajustar a capacidade de focagem do seu olho. Os tipos são:
- LASIK
Utiliza-se um Laser de Femtosegundo, com o qual uma película superficial da córnea é levantada para a aplicação do feixe de laser. Após o procedimento essa película é reposicionada sem necessidade de pontos. - PRK
Nessa técnica o epitélio, camada mais superficial da córnea, é removido para que o feixe de laser seja aplicado. Após esta aplicação, uma lente de contato é colocada sobre a córnea para proteger a área tratada e dar conforto.
Converse com o oftalmologista sobre seu estilo de vida e visão para determinar o procedimento mais adequado.
Benefícios
A satisfação com a moderna cirurgia refrativa é muito alta, e as complicações são raras. A maioria dos pacientes adquire independência de óculos ou lentes de contato. Mesmo assim, o risco envolvido pode não justificar o uso da cirurgia se a visão e conforto adequado podem ser alcançados com óculos ou lentes de contato.
Compartilhe:
Dr. Rodrigo Salustiano – CRM-GO 9449
Residência Médica pela Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia-CG, Subespecilialização em Córnea e Superfície Ocular pela Fundação Banco de Olhos de Goiás.
Observership no Departamento de Córnea e Cirurgia Refrativa da Universidade da Califórnia-USCF San Francisco.
Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Goiás.
Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da PUC-Goiás. Membro Diretor da Sociedade Brasileira de Ceratocone.