doenças - descolamento de retina

É o desprendimento da retina da parede ocular que ocorre devido à rotura do tecido retiniano. As células nervosas na retina normalmente detectam a luz que entra no olho e enviam sinais para o cérebro sobre o que o olho vê. Mas quando a retina se descola esse mecanismo não funciona corretamente. Descolamento da retina geralmente começa quando o gel vítreo, um gel espesso que se encontra dentro do olho, encolhe e separa-se da retina.  

Causas

  • Envelhecimento;
  • Traumatismo;
  • Inflamação;
  • Miopia acentuada;
  • Tumor da coróide (camada do olho entre a retina e a esclerótica);
  • Histórico familiar de descolamento de retina;
  • Cirurgia ocular anterior, como para remoção da catarata.

Como se manifesta

O descolamento de retina é indolor, mas pode provocar visão turva ou embaçada em algum ponto do campo visual.

Tratamento do descolamento de retina

O tratamento é feito com cirurgia visando o reposicionamento da retina em seu lugar normal, no fundo do olho. Os principais procedimentos são com lasers (retinopexia e vitrectomia), e necessitam de uma indicação específica, cabendo ao oftalmologista retinólogo decidir qual o adequado para cada caso. Vale lembrar que o deslocamento não for tratado, pode conduzir à cegueira.

Compartilhe:

Dr. Rodrigo Salustiano – CRM-GO 9449

Residência Médica pela Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia-CG, Subespecilialização em Córnea e Superfície Ocular pela Fundação Banco de Olhos de Goiás. Observership no Departamento de Córnea e Cirurgia Refrativa da Universidade da Califórnia-USCF San Francisco. Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da PUC-Goiás. Membro Diretor da Sociedade Brasileira de Ceratocone.