ametropias
A ametropia é um erro refrativo provocado pela relação incorreta entre diversos elementos do globo ocular.
O que é Ametropia?
A ametropia é um erro refrativo provocado pela relação incorreta entre diversos elementos do globo ocular. O olho passa a apresentar erros na capacidade de refratar a luz e focar os raios luminosos na retina, acarretando perda da nitidez da imagem.
Visão Normal – Emetropia
É o estado normal do poder de refração do olho. Um olho emétrope forma as imagens de maneira muito precisa na retina, ou seja, o ponto focal se encontra exatamente sobre a retina. O resultado é uma imagem nítida e visão normal.
Defeitos da Visão
A ametropia é a perda da nitidez da imagem na retina. Engloba a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. As ametropias são corrigidas com o uso de óculos, adaptação de lentes de contato ou cirurgia refrativa.
É um dos o erros de refração mais comum que afeta a visão. A pessoa vê objetos próximos com clareza, porém objetos que se encontram mais distantes são vistos borrados. Na miopia, a imagem não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.
Causas
O problema pode ter origem no globo ocular, sendo este mais alongado, ou no cristalino, que pode apresentar uma distância focal curta. Em alguns casos, é devido a uma combinação destes fatores.
Miopia normalmente começa na infância e você pode ter um risco mais elevado, se seus pais são míopes. Na maioria dos casos, a miopia estabiliza no início da idade adulta, mas às vezes ele continua a progredir com a idade.
Sintomas
- Visão embaçada a distância;
- Frequentemente aperta os olhos para ver melhor à distância;
- Dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.
Tratamentos
A maioria das pessoas com presbiopia pode corrigir sua visão com óculos multifocais, lentes de contato ou com cirurgia refrativa.
Cirurgia
A Cirurgia Refrativa promove a correção da miopia. Através de um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos.
É um erro de refração que faz com que a imagem seja projetada atrás da retina. Com isto, o indivíduo tem dificuldade de enxergar objetos que estão próximos, atrapalhando principalmente o hábito da leitura.
Causas
Ocorre quando o globo ocular é curto para a focagem combinada da córnea e do cristalino. Quando a imagem é formada atrás da retina, surge visão turva que piora quando se olha para objetos próximos.Sintomas
- Visão embaçada de perto;
- Dores de cabeça ou cansaço ocular;
- Sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival;
- Lacrimejamento ocular.
Tratamentos
Pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou com cirurgia refrativa.
Cirurgia
A Cirurgia Refrativa promove a correção da hipermetropia. Através de um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos.
É uma doença ocular que se caracteriza pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados, devido a irregularidades da córnea. O seu principal efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina. Para as pessoas com este problema, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos.
Causas
O astigmatismo é causado pelas irregularidades da córnea ou do cristalino. Ele é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.Sintomas
- Vista cansada;
- Apertar os olhos para enxergar;
- Visão turva ou distorcida em todas as distâncias;
- Dificuldade de dirigir à noite;
- Dores de cabeça;
- Ardor e vermelhidão conjuntival.
Tratamentos
Pode ser corrigida com o uso de óculos, às vezes com lentes de contato ou com cirurgia refrativa.
Cirurgia
A Cirurgia Refrativa promove a correção do astigmatismo. Através de um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos.
É um distúrbio da visão ligado à idade, com o qual o indivíduo não percebe mais com nitidez os objetos próximos.
A presbiopia é um processo natural, cujo resultado é a perda gradual da capacidade de acomodação do cristalino. Com o avançar dos anos o cristalino vai endurecendo e sua forma modifica-se com menos facilidade. As alterações causadas pela presbiopia costumam se manifestar por volta dos 40 anos.
Causas
A presbiopia é causada por um processo relacionado com a idade. Difere-se do astigmatismo , miopia e a hipermetropia , que estão relacionadas com a forma do globo ocular. A presbiopia é resultado de um espessamento gradual e perda de flexibilidade da lente natural do olho. Com menos elasticidade, o olho apresenta dificuldade em focar de perto. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.Fatores de risco
- Idade: até os 50 anos, todas as pessoas apresentarão algum grau de presbiopia, já que é um processo natural do envelhecimento;
- Condições de saúde: quadros como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares podem aumentar o risco da presbiopia precoce;
- Medicamentos: antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.
Sintomas
- Imagem borrada ao ler algo na distância normal;
- Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas;
- Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto;
- Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto;
- Ardor e vermelhidão conjuntival;
- Necessidade de afastar algo que se está lendo.
Tratamentos
A maioria das pessoas com presbiopia pode corrigir sua visão com óculos multifocais, lentes de contato ou com cirurgia refrativa.