Presbiopia

A presbiopia é um processo natural, cujo resultado é a perda gradual da capacidade de acomodação do cristalino. Com o avançar dos anos o cristalino vai endurecendo e sua forma modifica-se com menos facilidade. As alterações causadas pela presbiopia costumam se manifestar por volta dos 40 anos.
 
Descrição: http://www.portaldosolhos.com.br/wp-content/uploads/2015/04/shutterstock_253771063.jpgDescrição: http://royalline.no.comunidades.net/imagens/presbiopia.jpg
 
Causas
A presbiopia é causada por um processo relacionado com a idade. Difere-se do astigmatismo , miopia e a hipermetropia , que estão relacionadas com a forma do globo ocular. A presbiopia é resultado de um espessamento gradual e perda de flexibilidade da lente natural do olho. Com menos elasticidade, o olho apresenta dificuldade em focar de perto. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.
 
Fatores de risco
 
  • Idade: até os 50 anos, todas as pessoas apresentarão algum grau de presbiopia, já que é um processo natural do envelhecimento;
  • Condições de saúde: quadros como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares podem aumentar o risco da presbiopia precoce;
  • Medicamentos: antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.
Sintomas
 
  • Imagem borrada ao ler algo na distância normal;
  • Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas;
  • Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto;
  • Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto;
  • Ardor e vermelhidão conjuntival;
  • Necessidade de afastar algo que se está lendo.
Tratamentos
A maioria das pessoas com presbiopia pode corrigir sua visão com óculos multifocais, lentes de contato ou com cirurgia refrativa.
 
Cirurgia
A Cirurgia Refrativa promove a correção da presbiopia. Através de um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos.
Compartilhe:

Residência Médica pela Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia-CG, Subespecilialização em Córnea e Superfície Ocular pela Fundação Banco de Olhos de Goiás.
Observership no Departamento de Córnea e Cirurgia Refrativa da Universidade da Califórnia-USCF San Francisco.
Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Goiás.
Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da PUC-Goiás. Membro Diretor da Sociedade Brasileira de Ceratocone.

Comentários